Alferes João da Rocha Pires

Conforme informações escritas, deixadas por seus descendentes que viveram nos anos de 1810 – 1890, o Alferes João da Rocha Pires nasceu de pais portugueses na Vila de Porto da Folha (Sergipe), no ano de 1692, onde se casou com Tomásia de Souza e morou com seus familiares até 1750, ano em que comprou uma sesmaria de vinte léguas quadradas de terra ao Sr. João Pereira da Cruz Vilela, que morava em Bom Conselho na Capitania de Pernambuco. A referida sesmaria era situada entre as terras de Santana do Ipanema e as terras de Palmeira dos Índios, margeando o rio Traipú. Ao tomar posse da terra, o Alferes João da Rocha Pires juntamente com seus filhos e netos construíram moradas e deu ao lugar o nome de sítio Santa Cruz, devido as muitas amizades de seus filhos e netos foi grande o número de outras famílias que alí foram se fixando. Naquele tempo, o território alagoano era uma porção da capitania de Pernambuco e era constituído de quatro vilas: (Penedo, Lagoa do Sul, Porto Calvo e Atalaia). A sesmaria do Alferes João da Rocha Pires com o Sitio Santa Cruz estava contida na Jurisdição de Penedo.

No ano de 1771, quando o Alferes já estava com 79 anos, mandou construir uma capela em honra de Nossa Senhora, ao mesmo tempo fez a doação de meia légua quadrada de terras como patrimônio da capela e de sua padroeira: Nossa Senhora das Brotas, fez também a doação de doze novilhas e um touro, a fim de garantir condições dos seus descendentes de bem zelar a Capela e seu patrimônio.

Quando o Alferes João da Rocha Pires faleceu em 1776, foi sepultado dentro da capela, os seus descendentes ao falecerem eram também sepultados ao seu lado, quando terminou os espaços do lado de dentro, começaram a sepultar os que iam morrendo do lado de fora a fim de que a família fosse sempre reverenciada e unida.

O Sítio Santa Cruz pertenceu ao município de Palmeira dos Índios, de 1835 a 1958, e pertenceu ao município de Cacimbinhas, de 1958 até o ano de 1992, quando ficou pertencendo ao município de Estrela de Alagoas.

Os zeladores do patrimônio deixado por Alferes João da Rocha Pires, após a partilha de toda sesmaria, mantiveram sempre o zelo da capela e dos túmulos dos seus antepassados até nossos dias.

A igreja do Sítio Santa Cruz, construída pelo Alferes João da Rocha Pires em 1771, fica situada entre os municípios de Cacimbinhas e Estrela de Alagoas.