Arapiraca – AL

Arapiraca é um município localizado no estado brasileiro de Alagoas. Principal cidade do interior do estado, conta com aproximadamente 220.000 habitantes (est. IBGE, 2011), se tornando a segunda cidade mais populosa do estado, posicionando-se logo depois de sua capital, Maceió, da qual se distancia 123 quilômetros. Ficou conhecida, nos anos 70, como a “Capital do Fumo” por ser o maior produtor de tabaco do país.

História

O local começou a ser povoado na primeira metade do século XIX. Como distrito, Arapiraca esteve subordinada, sucessivamente, a Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás e Limoeiro. Foi elevado à categoria de município em 30 de outubro de 1924, constituindo-se de territórios desmembrados de Palmeira dos Índios, Porto Real, São Brás, Traipu e Limoeiro.

A partir da década de 1970, por conta da grande área plantada de fumo, que gerou um excesso do produto nas pequenas indústrias de beneficiamento do tabaco que havia na região, e a consequente diminuição no preço, seguiu-se um ciclo de decadência da fumicultura. Desde os anos de 1980 experimenta um crescimento econômico com seu comércio (com destaque para a tradicional feira livre) e serviços. Além disso, o setor industrial do município tem apresentado relativo crescimento nos últimos anos.

Geografia

Sua população é de 216.108 habitantes (estimativa 2011) e sua área é de 351 km² (599,7 h/km²). A cidade, situada numa ampla planície, fica a 265 metros de altitude, distando 123 quilômetros de Maceió e 44 quilômetros de Palmeira dos Índios. O clima é considerado um dos mais saudáveis do estado.

O mais importante município do interior alagoano, Arapiraca destaca-se como importante centro comercial da região agreste localizando-se no centro geográfico do estado de Alagoas. A área de influência direta do município atinge uma população de aproximadamente meio milhão de habitantes.

Limita ao norte com o município de Igaci, ao sul com o município de São Sebastião, a leste com os municípios de Coité do Noia e Limoeiro de Anadia, a oeste com os municípios de Lagoa da Canoa e Girau do Ponciano e Feira Grande, a noroeste com o município de Craíbas e a sudeste com o município de Junqueiro.

Economia

A cultura do fumo teve importância fundamental para a elevação de Arapiraca a categoria de município, uma vez que o conhecido “ouro verde” brotava nos latifúndios das tradicionais famílias que resolveram se estabelecer no local, que alcançou maior desenvolvimento econômico que Anadia. De acordo com o IBGE, no ano de 2006, Arapiraca apresentou a terceira maior evolução de PIB no Nordeste:

1 – Mossoró (RN) 24,83%
2 – Campina Grande (PB) 22,46%
3 – Arapiraca (AL) 18,27%
4 – Caruaru (PE) 16,34%
5 – Juazeiro (BA) 15,63%
6 – Juazeiro do Norte (CE) 11,72%

Esse grande potencial econômico de Alagoas se deve ao imenso desenvolvimento da região, um fato marcante na receita tributaria e na geração de empregos. Ao todo mais de 40 municípios, ou seja, cerca de 1 milhão de pessoas, se abastecem do comercio de Arapiraca.

Sua localização geográfica privilegiada interliga as demais regiões geo- econômicas do Estado e caracateriza-se como pólo de abastecimento agropecuário, comercial, industrial e de serviços. Arapiraca atende às necessidades regionais, minimiza as distâncias entre os centros de abastecimento e potencializa o desenvolvimento da região. O povo arapiraquense é uma de suas riquezas, além da garra e competência, é generoso e receptivo com seus visitantes.

Segundo a Revista veja, Arapiraca é uma das 22 metrópoles do futuro. A reportagem, publicada em agosto de 2010, destaca o crescimento alcançado pelo município nos últimos anos, a exemplo de diversos aspectos do desenvolvimento econômico e social. Além disso, o município é o décimo município mais dinâmico do país e o segundo que mais cresce no Nordeste.

De acordo com dados do IBGE o município apresenta um PIB de 1 391 549,731 mil reais (2008).

Atualmente há uma profusão de projetos no campo da urbanização pública (moradia e vias públicas) e do mercado imobiliário (conjuntos residenciais de casas e de apartamentos). O campo da educação está em franco crescimento, com duas universidades públicas, UNEAL e UFAL, além de uma dúzia de faculdades privadas.

Shopping

O Shopping Arapiraca já nasce grande com 210 lojas, 5 lojas âncoras, 7 Mega Lojas, 5 salas de cinema, sendo 1 em 3D com avançada tecnologia de projeção, Fairplay (espaço equipado com jogos eletrônicos e de última geração), praça de alimentação, estacionamento para mais de dois mil veículos (a maior parte na cobertura do shopping) além de clínica médica, rádio in door, universidade e um hotel.Praça de alimentação. Sua inauguração está prevista para abril de 2013.

Esporte

Futebol

O Estádio Coaracy da Mata Fonseca, também chamado de Municipal, é um estádio de futebol da cidade de Arapiraca, no Estado de Alagoas, que atende ao ASA. Sua capacidade é de 14.000 pessoas[1]. Sua construção remonta à década de 50 e na qual recebeu seu nome em homenagem ao o prefeito de Arapiraca daquela época, o Dr. Coaracy da Mata Fonseca. Este, por sinal, foi o fundador do ASA, time da crescente Arapiraca. Em 2010, com a ascensão do time à Série B do Campeonato Brasileiro, o estádio foi devidamente reformado para atender às exigências da competição. Seu projeto de ampliação e modernização foi executado com recursos da prefeitura de Arapiraca mediante repasse da verba de 1,5 milhão de reais.

Time Local

A Agremiação Sportiva Arapiraquense, mais conhecido como ASA, é o clube que mais conquistou títulos em Alagoas no século XXI e possui uma das maiores torcidas do estado. É atualmente o único time do interior do Nordeste no Campeonato Brasileiro da Série B.

Região Metropolitana

A Região Metropolitana do Agreste é a segunda região Metropolitana de Alagoas, criada em 1 de dezembro de 2009, pela Lei Complementar 27/2009[4]. É composta por Arapiraca e mais 19 municípios, Campo Grande, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Olho d’Água Grande, São Sebastião, Taquarana, Traipu, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Belém, Tanque d’Arca, São Brás e Jaramataia.

Educação

Universidades públicas

Possui três universidades públicas e um instituto federal:

Instituto Federal de Alagoas – IFAL – Campus Arapiraca
Universidade Federal de Alagoas UFAL
Universidade Estadual de Alagoas UNEAL

Faculdades particulares

Centro Universitário Cesmac
UniSEB
Cento de Ensino Superior Arcanjo Mikael
Centro Universítário Luterano
Universidade Norte do Paraná
Universidade Paulista
Instituto de Ensino Superior Santa Cecília
Faculdade de Ensino Regional Alternativa
Faculdade Integrada de Patos

Comunicação

TV
TV Alagoas – Canal 2 TV Gazeta de Alagoas – Canal 6 TV Pajuçara – Canal 9 TV Canção Nova – Canal 25 e 40 DIGITAL (Em Implantação)

Rádio

FM
96,9 MHz – 96 FM
97,9 MHz – Metropolitana FM
101,1 MHz – Gazeta FM
101,9 MHz – Pajuçara
103,3 MHz – Nova FM
105,3 MHz – Imprima
105,9 MHz – A voz do povo A voz de Deus
106,9 MHz – Educativa

AM
1150 kHz – Cultura
570 kHz – Novo Nordeste

Localização

Localizada no estado brasileiro de Alagoas, é uma das maiores cidades do interior do Nordeste.

Bairros

Centro
Novo Horizonte
Brasília
Brasiliana
Primavera
São Luiz I
São Luiz II
Canafistula
Ouro Preto
Jardim Tropical
Zélia Barbosa Rocha

Verdes Campos
Santa Edwiges
Santa Esmeralda
Nova Esperança
João Paulo II
Jardim Esperança
Bom Sucesso
Planalto

Jardim de Maria
Itapoã
Eldorado
Capiatã
Cavaco
Caetetus
Brasiliana
Cacimbas I
Cacimbas II
Baixão

Alto do Cruzeiro
Baixa Grande
Boa Vista
Senador Arnon de Melo
Senador Nilo Coelho
Manoel Teles
Mangabeiras
Cazuzinhas
Teotônio Vilela